Sinop Energia (Usina Hidrelétrica Sinop)

Primeiro empreendimento hidrelétrico do Grupo EDF no Brasil, a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop começou sua operação em 2019 e é fruto da parceria entre EDF Norte Fluminense (51%), Chesf (24,5%) e Eletronorte (24,5%). Localizada em Mato Grosso, no município de Sinop, a usina tem capacidade instalada de 401,88 MW, sendo responsável pela geração de aproximadamente 50% da energia consumida no estado, o equivalente a 1,6 milhão de pessoas.

A preocupação da nossa companhia com o meio ambiente também está presente na Sinop Energia, onde são implementados sistemas de monitoramento intensivos da qualidade da água do Rio Teles Pires, um afluente do Rio Tapajós que desagua no Rio Amazonas. A medição da qualidade da água é fundamental para o negócio da UHE Sinop, com o objetivo de avaliar em tempo real o que acontece na região para reduzir eventuais impactos ambientais.

Por meio da EDF Norte Fluminense Serviços, somos responsáveis também pela operação e manutenção da UHE desde o início da operação comercial. Atualmente, a operação da usina é feita remotamente pelo time de Macaé, a 2.500 km de distância.

401,88
MW

capacidade instalada

1.5
Milhões

de consumidores atentidos

320
kw2

reservatório

2019
out

início das operações