Meio Ambiente e Sustentabilidade

Assim como o Grupo EDF, a EDF Norte Fluminense entende que o desenvolvimento sustentável, o monitoramento dos impactos socioambientais, a preservação de recursos naturais e a integração com as comunidades são parte dos compromissos da empresa.

Desde antes do início da operação comercial da UTE Norte Fluminense, a empresa vem desenvolvendo uma série de estudos e ações voltados para práticas sustentáveis com o objetivo de monitorar, mitigar e compensar os impactos gerados pela sua atividade, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. Neste contexto, destacam-se o cumprimento das etapas necessárias para o licenciamento ambiental da usina, a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, projetos ambientais voluntários e ações de compensação ambiental abrangendo:

  • Conservação de Recursos Hídricos
  • Preservação de Áreas Protegidas
  • Apoio a Estudos Ambientais
  • Apoio a Educação Ambiental

Atualmente, a empresa mantém ações de monitoramento e tratamento dos itens que possam impactar negativamente o meio ambiente, a sociedade e o seu patrimônio. Para tanto, a EDF NF realiza diversas ações como controle de emissão de gases; inventário de gases do efeito estufa; controle de efluentes; gerenciamento de resíduos; reutilização da água da chuva e utilização de energia fotovoltaica para consumo na área administrativa da usina.

PACTO GLOBAL

A EDF Norte Fluminense, reconhece a importância dos direitos humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.

Desde 2014, a empresa é signatária do Pacto Global, quando assumiu o compromisso formal e transparente de aderir aos Dez Princípios Universais derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Ciente de sua responsabilidade, anualmente, a EDF Norte Fluminense apresenta uma Comunicação de Progresso no site do Pacto Global, indicando os esforços para tornar seus compromissos parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas da empresa. Mais recentemente, a empresa vem trabalhando à luz da Agenda Cap 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contemplando igualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Acesse os nossos relatórios de progresso no site do Pacto Global (ONU)

Associação Mico Leão Dourado

A parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado, firmada em 2009, levou a EDF Norte Fluminense a participar do projeto que promove a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica localizada na baixa costa do estado do Rio de Janeiro e de toda a sua fauna característica, em particular o Mico-Leão-Dourado.

Em quase uma década de parceria, foram desenvolvidas muitas atividades, especialmente voltadas ao Programa de Extensão Ambiental. O projeto permite o treinamento e o apoio a famílias de pequenos agricultores em comunidades rurais nos municípios de Silva Jardim e Macaé, na produção agroecológica e sistemas agroflorestais (agricultura que mantém parte da floresta em pé) e no fortalecimento dos viveiros que produzem mudas de Mata Atlântica para a restauração de florestas. Tais iniciativas contribuem com a sustentabilidade social, econômica e ambiental da região.

Saiba mais sobre a Associação Mico Leão Dourado