Acreditamos na inovação como ferramenta para o desenvolvimento econômico e industrial.

Nesse sentido, em 2019, lançamos – juntamente com as demais subsidiárias do Grupo EDF no Brasil – a edição brasileira do EDF Pulse, prêmio de inovação global da EDF. Com o objetivo de apoiar os inovadores brasileiros, o concurso busca projetos nas categorias Smart City, dedicada ao desenvolvimento de ideias capazes de transformar cidades e territórios para enfrentar desafios demográficos e ambientais, e Smart Factory, focada na Indústria 4.0, que busca acelerar a convergência entre meios e processos industriais e tecnologias, garantindo maior eficiência e novos ganhos na otimização do consumo.

O EDF Pulse Brasil tem se mostrado uma ferramenta importante na implementação da inovação aberta no país e representa oportunidades para o desenvolvimento de startups com foco no setor elétrico.

Já no âmbito do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), buscamos por projetos que tenham aplicabilidade real na indústria nacional. Entre os produtos já desenvolvidos nessa frente está o Dispositivo Separador Óleo-Água, criado em parceria com a Light e o Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação, que previne o vazamento de óleo em subestações e impede a contaminação do solo e do subsolo. Outro produto patrocinado pela EDF Norte Fluminense é a graxa de alta performance Lubterm, que é atóxica e sem impacto ambiental, ideal para equipamentos de alto desempenho e expostos a altas temperaturas.

Além disso, as empresas geradoras de energia devem, por lei, investir o equivalente a 1% da sua receita operacional líquida em programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D), conforme a seguinte divisão: 40% em projetos de P&D; outros 40% transferidos para o Ministério de Ciência e Tecnologia (FNDCT) e os 20% restantes transferidos ao Ministério de Minas e Energia.

Os Procedimentos de P&D da ANEEL tratam da apresentação do programa, os aspectos legais e regulatórios, o formato de elaboração de projetos, fiscalização de projetos e os parâmetros e critérios de avaliação.

Com o objetivo de dar transparência e publicidade aos seus projetos realizados e em andamento, a EDF Norte Fluminense informa o saldo da conta de P&D e informações sobre esses projetos. Em 31 de março de 2022, o saldo da conta de P&D da empresa era de R$6 milhões.